sábado, 3 de agosto de 2013

Mitologia Celta - Banshees

 
As Banshees provêm da família das fadas, e são a forma mais obscura delas.
Quando alguém avistava uma Banshee, sabia logo que seu fim estava próximo: os dias restantes de sua vida podiam ser contados pelos gritos da Banshee: cada grito era um dia de vida e, se apenas um grito fosse ouvido, naquela mesma noite estaria morto. Por isso se criou uma lenda também em torno do seu grito, “O grito da Banshee”.
Diz-se que as Banshees são fantasmas, talvez o espírito de uma mulher assassinada ou uma mulher que morreu ao nascer. Sejam quais forem suas origens, as banshees aparecem principalmente sob um dos três disfarces: uma jovem, uma mulher ou uma pessoa esfarrapada. Isso representa o aspecto tríplice da deusa Celta da guerra e da morte, chamada Badhbh, Macha e Mor-Rioghain. Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, uma roupa esvoaçante ou uma mortalha. Ela também pode surgir como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer.

Nesse disfarce ela é conhecida como bean-nighe (a lavadeira). Segundo a mitologia celta, também pode aparecer em forma de uma jovem e bela mulher, ou mesmo de uma velha repugnante. Qualquer que seja a forma, sua face é sempre muito pálida, e seus cabelos por vezes são negros como a noite ou ruivos como o sol.

 
O gemido da Banshee é um som especialmente triste que parece o som melancólico do uivo do vento. Tem o tom da voz humana, além de ser audível a grande distância. Embora nem sempre seja vista, seu gemido é ouvido usualmente à noite quando alguém está prestes a morrer.

Em 1437, se aproximou do rei James I da Escócia, uma vidente ou banshee que profetizou o assassinato do rei por instigação do Conde de Atholl. Esse é um exemplo de banshee em forma humana. Existem muitos registros de diversas banshees humanas ou profetizas que atendiam às grandes casas da Irlanda e às cortes dos reis locais. Em algumas partes de Leinster, se referem a elas como bean chaointe (carpideira), cujo lamento podia ser tão agudo que quebrava os vidros.

É bom lembrar que a banshee pertence exclusivamente ao povo Celta. Ela jamais será ouvida a anunciar a morte de qualquer membro de outras etnias que compõem a população irlandesa.

Podem ficar tranquilos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário