quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Formatura - Como descrever o indescritível?




Certo, o blog esteve fora do ar por um bom tempo, mas também por um bom motivo.
Você deve estar dizendo a si mesmo - Ah, lá vem aquele papo de formatura, nova fase da vida... blah, blah, blah! - Não, você está errado. Tudo bem, você está 50% certo, mas, ainda assim, está 50% errado.
Assim como a maioria de vocês, sempre ouvi falar que a formatura é um momento único, especial e que além de ser um divisor de águas em nossa vida, é um dos momentos mais felizes.
Mas você deixa de pensar em tudo isso quando a única coisa que passa pela sua cabeça possui três letras - TCC - o tão esperado trabalho de conclusão de curso torna-se o único motivo para a sua existência na face da Terra.
Quando o TCC acaba, você já apresentou e foi aprovado pela banca, é como acordar do sonho e descobrir que ainda está sonhando, sim, é verdade, a faculdade acabou.
E é nesse momento que você descobre que os problemas não terminaram, eles continuam, mas agora ganham o nome mais leve de "expectativa". Sim, afinal o grande dia está perto, e você precisa tirar fotos, escolher música e mais um milhão de coisas que você nem pensava que precisasse fazer para simplesmente se formar.
Noites de expectativa, de lembranças... É nesse curto período antes da formatura que o seu cérebro privilegiado resolve despejar as maiores (incluindo as melhores e piores) lembranças. Você lembra do que viveu, pensa no que ainda não viveu, comemora por ter ao seu lado as pessoas queridas, lamenta por não ter as que já partiram... Em resumo, você não desliga. Esqueça o papo de "agora que terminei meu curso, vou descansar um pouco", NÃO! Você só está começando a revisar toda a sua vida, onde chegou até agora e o que vai fazer de sua formatura em diante.
Finalmente, chega o dia da sua formatura - Sim, um dia ele tem que chegar - E aí você se dá conta que tudo o que as pessoas falavam sobre formatura e que você achava bobagem é realidade.
É verdade! É difícil de explicar, mas algo dentro de você fala que aquele momento é único. Você fica tão emocionado quanto uma grávida assistindo ao Titanic. E o melhor, o seu navio não afunda, ele ganha um final feliz, com direito a comemorações junto àquelas pessoas especiais que ajudaram você em sua caminhada. Se você já passou pela experiência de uma formatura sabe o que eu estou falando, se ainda não, prepare-se, pois um dia irá sentir.
Mas... como sempre tem um mas, o tempo passa e a formatura também.
Agora você é um profissional, que óbviamente sabe tudo sobre a profissão que escolheu - ou pelo menos deveria saber. Aí é que você descobre que não, você não sabe tudo. E se ouvir o que outros profissionais têm a dizer, você descobrirá mais, que nunca, eu disse NUNCA irá saber tudo sobre a sua profissão. Nós precisamos nos atualizar a todo momento, reciclar o conhecimento adquirido, trocar experiências sobre o trabalho com colegas de profissão, enfim, a luta só está começando.
Sim, é hora de parar de comemorar e colocar a cara a bater, mostrar que seus estudos e aquele diploma na parede servem para alguma coisa.
Um novo dia nasce, o sol bate em sua janela e fala - VAI TRABALHAR!
E se você tiver "juízo", você obedece.
E vocês, que impressões tiveram de suas formaturas?
Ou ainda estão na expectativa?

Boa sorte nos estudos e no mercado de trabalho!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário