sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ceia de Natal e seu significado


O que fazemos quando queremos comemorar algo importante? Amigos e familiares ao redor de uma mesa, compartilhando sorrisos, abraços e comidas.
A ceia de natal não pode ser diferente, pelo contrário, é uma das reuniões que mais demonstram o amor que une as pessoas; Ela tem o poder de despertar os sentimentos mais variados.

Sempre existe aquele clima de nostalgia pela saudade de quem já partiu, a alegria de encontrar os amigos, a presença de novas pessoas para fazerem parte de um momento especial... Enfim, todos, com seus turbilhões de sentimentos, estão ali dispostos a compartilhar (ou assim deveria ser) a mensagem de que Jesus renasce no coração de nós.

Conforme a tradição cristã, após a Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24, era servida uma refeição modesta aos presentes.

Com o passar do tempo, essa refeição foi transferida para as casas das pessoas e tornou-se mais sofisticada. Iguarias deliciosas, assados, bolos, pudins, passas, nozes, castanhas, tâmaras, frutas cristalizadas… todas estas comidas se tornaram indispensáveis. Na ceia natalina não falta uma vela acesa, nos lembrando a fé das pessoas em Jesus Cristo, que continua brilhando através dos tempos.

O que vale não é o alimento da reunião, mas sim, se estamos "alimentados" de fé, esperança, amor ao próximo... Não são as velas acesas, mas se estamos iluminados por dentro o suficiente para irradiar luz e entusiasmar as pessoas com nossa energia. Então para receber seus convidados, encha sua mesa de amor, compreensão, luz e claro, a nobreza da caridade.

Que nesta ceia de natal, todos possam lembrar do que é realmente importante, agradecer pelo que se tem e lembrar do verdadeiro significado da reunião com as pessoas queridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário